Programa Saber Mais

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E ESTUDOS CONTINUADOS

OBJETIVOS

Colaborar na erradicação do analfabetismo e promover a inclusão social, o então presidente do Rotary Club de Porto Alegre Lindóia Passo D’Areia – LIBÓRIO KUMMER – vislumbrou a possibilidade de desenvolver um projeto aproximando Rotary e Comunidade, através do trabalho voluntário das esposas, apoiadas pelos rotarianos.

Assim, no dia 15 de outubro de 2009, com 08 participantes, teve início as atividades do PROGRAMA SABER MAIS, Alfabetização de Adultos e Estudos Continuados, junto à Associação dos Moradores do Jardim Floresta- AMJAFLOR- Rua Comendador Duval, nº 228 em Porto Alegre.

O Programa SABER MAIS funciona, neste local, todas as quintas-feiras, das 14 às 17 horas, tendo a seguinte rotina:

. Acolhimento (trabalhos manuais, artesanato);

. Canto (hinos, modinhas, folclore e popular);

. Reflexão (textos e prece participativa);

. Atividades pedagógicas (alfabetização, leitura, escrita e palestras);

. Confraternização (chá, homenagens, poesias).

 Cursos e Atividades

Curso Passa Fio (bordado e crochê), com material fornecido pelas esposas dos rotarianos, resultando em 40 panos de copa, seis toalhas de rosto e seis toalhas de banho que foram doados à ULNA, (Uma Luz no Amanhecer).

O mesmo foi desenvolvido, a convite, na S. E. Reforço da Verdade (Rua Madrid, 2567-Bairro Navegantes), atendendo senhoras carentes da Vila Dona Teodora.

O grupo cresceu e teve necessidade de adaptação. E com a ajuda dos companheiros e esposas do Rotary Club Porto Alegre Lindóia Passo D’Areia, iniciou-se uma série de melhorias e investimentos, visando melhorar as condições do espaço físico a fim de bem acolher e desenvolver as atividades.

Confecção e reciclagem de materiais novos e usados doados e promoção de brechós e feirinhas, no que resultou a compra de um ventilador, um rádio CD, e diversos outros materiais, além de uma pequena reserva para despesas eventuais.

A Preservação do Meio Ambiente foi alvo de estudos aprofundados no Projeto, ocasião em que foi agraciado com lixeiras para implantação do lixo seletivo, oficinas de reciclagem e campanhas junto à comunidade.

Convidado pelo Projeto Aguapé, o Programa SABER MAIS realizou duas palestras sobre o Meio Ambiente, seguidas de oficinas de reciclagem com PET e ainda participou do plantio de árvore em frente à Escola Presidente Kennedy, em Cachoeirinha.

O Governador Paulo Meinhardt e esposa Ilona prestigiaram com honrosa visita, ocasião em que presentearam o grupo doando pastas com emblema do Rotary.

Atividades com passeios dirigidos, como por exemplo, visita à ULNA, passeio pela cidade, Teatro São Pedro, Casa de Cultura Mário Quintana, Clube Lindóia (espaço tradicionalista) e visita à Aldeia de Itapuã.

Para que ROTARY, seus objetivos e finalidades se tornassem mais conhecidos, os Companheiros Dorocy, Benito e Katy realizaram palestras elucidativas, favorecendo o entendimento do real sentido do clube.

Por ocasião do Natal, o Programa SABER MAIS realiza campanhas, recolhe donativos, separa, conserta, recicla, prepara e doa às pessoas carentes da comunidade.

Durante o ano visita usuários das cadeiras de rodas doadas pelo Clube e, sistematicamente, uma vez por mês visita a Escola Brincalhona, creche em Alvorada, onde leva donativos, contribui com lazer e cultura realizando brincadeiras, contação de histórias e atividades didático/pedagógicas.

Encaminhada pelo Programa, a aluna Giselda Lemos formou-se Massagista pela Escola Lafayete, Tereza de Fátima e Marilha foram encaminhadas e estão cursando Costura Industrial, Gelcy, Giselda e Marli complementam seus estudos junto ao CECOFLOR, visando completar o Ensino de Primeiro Grau e Marilaine formou-se em Magistério neste final de ano.

Por ocasião da Semana Farroupilha, participou de atividades comunitárias realizando a caminhada, participando do Ato Cívico e plantando uma árvore na Praça Libanesa no Jardim Lindóia.

Em parceria com o Posto de Saúde do Jardim Floresta, foram realizadas as seguintes palestras, por médicos, assistentes social, nutricionistas e dentistas, visando saúde preventiva, nos temas: Depressão, Diabetes e Hipertensão, Nutrição, Serviço Social – Estatuto do Idoso, Fibromialgia (Saúde da Mulher), Saúde bucal e Fonoaudiologia.

Foram montados e doados 31 enxovaizinhos para bebês, preparados com material reciclado e novos, acondicionados em bolsas confeccionadas pelo grupo com materiais doados.

Atualmente, o Programa faz campanha através do programa “Caminho Suave” elaborado em sala de aula, no sentido de promover pintura das casas, embelezamento dos jardins, melhoria nas calçadas e vias públicas facilitando a acessibilidade dos idosos, portadores de deficiência e comunidade em geral, no direito de ir e de vir com mais prazer e alegria de viver.

Completamos, em 15/10/2011, dois anos de intensas atividades e, atualmente, o Programa SABER MAIS é composto por 23 integrantes.

Nelci dos Santos Cerutti Kummer – Coordenadora